A Hyundai já mostrou o i30 N, o primeiro modelo da nova divisão de altas "performances" da marca sul-coreana. O logotipo "N" simboliza uma chicane e a inspiração veio da experiência que a Hyundai Motorsport tem vindo a ganhar desde 2014.
Baseado na nova geração i30 – que esta quinta-feira ganhou mais um elemento, o i30 Fastback -, o i30 N foi desenvolvido de raiz "para oferecer o máximo prazer de condução no dia-a-dia e em pista". Concebido em Namyang, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai na Coreia, este i30 N foi afinado e aperfeiçoado no mítico Nurburgring, onde a Hyundai tem um centro de testes.
Com lançamento previsto para o final de 2017, a marca sul-coreana olha para o i30 N como uma "resposta às preferências dos clientes por inovação e performance tecnológica". Concebido para arrancar um sorriso a quem o conduz, este i30 N terá adversário de peso quando chegar ao mercado. Estamos a falar de um segmento onde já há "players" como o Volkswagen golf GTI, o Peugeot 308 GTI, o Seat Leon Cupra, o Honda Civic Type R ou Renault Mégane RS, sendo que este último tem estreia pública marcada para Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt.
No caso do "Performance Package", o i30 N vem com um conjunto de jantes de 19 polegadas "montadas" em pneus Pirelli P-Zero, sendo que os discos de travões são maiores e vêm com pinças vermelhas. Além disto, esta versão destaca-se do i30 N "normal" por culpa do sistema de escape com válvula variável e do diferencial electrónico autoblocante.
Do ponto de vista estético, este i30 distingue-se do i30 "convencional" pela maior agressividade da carroçaria. Estamos a falar de pára-choques mais salientes e de vários apontamentos aerodinâmicos, com destaque para o "spoiler" traseiro que prolonga a linha do tejadilho e melhora o coeficiente aerodinâmico. Comparado com o i30 "hatchbach", este i30 N está 4mm mais próximo da estrada.
A Hyundai vai oferecer este i30 N com seis cores exteriores, onde se inclui a excluvia "Performance Blue" que se vê na galeria acima. O resto da "paleta" de cores inclui os tons "Clean Slate", "Polar White", "Micron Grey", "Phantom Black" e "Engine Red".
A marca sul-coreana descreve-o como uma "máquina" programada para a diversão em pista mas que não esquece os desafios do dia-a-dia. É uma afirmação prometedora. Resta agora saber se quando chegar ao mercado no início de 2017 estará à altura dos rivais mais directos.